5 de mar. de 2015

A convocação de Dunga, setor a setor

O treinador amador do Brasil, Dunga, convocou os jogadores que compõem a seleção para os próximos jogos, contra a França no dia 26 de março e contra o Chile no dia 29 de março.

Dois bons adversários que poderiam dar grandes confrontos. Pena que tudo o que o Dunga quer é uma vitória, mesmo que ele tenha que amarrar o jogo, segurar o adversário, fazer muitas faltas e jogar defensivamente. #odunganaorepresentaobrasil.

Dunga. (Reprodução)
Eu aposto que se o Brasil não tivesse um Neymar, que tem o DNA de artilheiro, empatava todo o jogo de 0x0. O mito do Dunga persiste por causa de dois jogos impecáveis contra a Argentina, e por nesses, ter feito o Júlio Baptista jogar em nível de seleção.

Mas isso é uma discussão para outra hora. Agora, a ideia é analisar o que representa a convocação em cada setor.

GOLEIROS | Diego Alves, Marcelo Grohe e Jefferson
Eu juro que eu não entendo a necessidade de testar goleiros em seleções. Muitas vezes, vem um novo, joga uma partida, ou nem isso. Se entra em campo, faz uma ou duas defesas que não indica a importância. Eu prefiro treinador que tem um goleiros de confiança e pronto.

LATERAIS Danilo, Fabinho, Filipe Luís e Marcelo
[Teoria da conspiração] O Dunga não assiste jogos de Portugal, mas teve que convocar por causa do interesse do Barcelona com Danilo [fim da teoria da conspiração]. Essa convocação comprova a falta de bons laterais no futebol brasileiro. O Marcelo não foi convocado pós-Copa por não se enquadrar na D.D. (Ditadura Dunga), mas precisou voltar pois ninguém chega perto da habilidade dele. Os outros não jogam em times de maior expressão ou são reservas nele.

ZAGUEIROS David Luiz, Marquinhos, Miranda e Thiago Silva
Sem discussão. A batalha para ser convocado nessa posição é parecida com a parte de ataque nos anos 90 e 2000 (que saudade!).

MEIO-CAMPISTAS | Elias, Fernandinho, Luiz Gustavo, Oscar, Philipe Coutinho, Souza e Willian
Com todo respeito a Luiz Gustavo e a ótima Copa do Mundo que ele fez, o Brasil não precisa mais do jogador de meio-campo que o treinador defende como "não tem tanta habilidade para atacar, mas é bom marcador", "fecha a zaga"... Sem comparar com a Alemanha, mas se eles têm Schweinsteiger, que pelo menos nós tentemos um volante criativo como primeiro na segunda linha. Lembrem-se: o que importa em amistosos é testes, não vitórias.

ATACANTES | Diego Tardelli, Douglas Costa, Neymar, Roberto Firmino, Robinho
A: "O Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e Tardelli foram convocados?"

B: "Só o Tardelli."

A: "Que bom. Futebol chinês e árabe não tem condições de preparar jogadores da seleção brasileira. Se eles ficarem lá por um ano, não adianta preparar o time com esse jogadores, pois eles vão perder ritmo. E o Tardelli, tudo bem, vamos ver."

B: "Verdade."

A: "É... talvez eu esteja errado sobre o Dunga. Ele deixou o Neymar comandar o time e..."

B: "O Robinho foi convocado."

A: (Incrédulo) "Sério? É piada."

B: "Não."

A: "Parei."


Nenhum comentário:

Postar um comentário