26 de jun. de 2014

Os prêmios da Copa do Mundo

Foram 48 jogos, em 12 cidades com participação de 32 seleções por terras brasileiras na primeira fase da Copa do Mundo 2014. A Copa dos Copas (no campo)! Tem alguma coisa no ar brasileiro, só pode. Revelamos Pelé e Garrincha, além de Zico, Socrátes, Falcão e Ronaldo, maior artilheiro do mundial. E muitos outros.

Agora, pela segunda vez recebendo os principais craques do mundo, damos a eles altas temperaturas, mudanças de clima, longas viagens e gramados não muito bons. Ainda assim temos uma das melhores copas do mundo. Tem alguma coisa no ar aqui!

Uma primeira fase de fazer inveja a Alemanha-2006, que organizou melhor a competição. Vamos aos prêmios da Copa até agora.

MELHOR JOGO | Uruguai 2 x 1 Inglaterra
Futebol é apaixonante por dois motivos. Pela técnica e pela mística. A primeira é quando vemos um time bem treinado, com excelentes jogadores e um craque a la Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo em campo. O segundo é o contexto, histórias e garra mostrada em campo. Esse jogo teve os dois. Demonstração de técnica dos dois times, o craque Suarez fazendo dois gols, a sobrevivência do fantasma de 50 com um gol perto do fim, Alvaro Pereira querendo voltar depois de levar uma pancada na cabeça, lances de perigo e a garra dos uruguaios até o fim do jogo.

MELHOR PERFOMANCE GRUPO | Holanda em Holanda 5 x 1 Espanha
O mundo esperava a revanche da final da Copa de 2010, e esperava a vitória da Espanha, mesmo em jogo apertado. Pois viram a precisão nos contra-ataques da Holanda, um show de Robben e Van Persie, com direito a golaço e execução perfeita de uma tática de jogo. Lembre-se: A Holanda só tomou um gol, pois foi marcado um pênalti mandrake para os espanhóis.

MELHOR PERFOMANCE INDIVIDUAL | Van Persie em Holanda 5 x 1 Espanha
É mais lógico votar em um jogador que veio da melhor performance de grupo. Ainda mais pensando que outros jogadores que fizeram boas partidas, as fizeram contra times mais fracos, como Benzema contra Honduras e Neymar contra Camarões, por exemplo. O atacante holandês deu um show contra a atual campeã mundial. Por que não Robben? Boa pergunta, que eu não sei responder. Só sei que o Van Persie fez o gol mais bonito do jogo, e que eu gosto de jogador que pressiona a defesa e rouba a bola no campo de ataque.

MELHOR TORCIDA | México
Os torcedores sul-americanos estão dando shows, mas não tanto como o México. Um país mais distante, logo mais difícil de sair de lá e vir para cá, do que Chile, Argentina e Colômbia. Não só isso. No primeiro jogo, o México brincou com os brasileiros no estádio com gritos, perguntado: “Como é jogar em casa, mas fora de casa?”. Eles intercalavam gritos de ‘México’, nos gritos de ‘Brasil’. Eles vieram fantasiados de personagens de chaves. Eles têm sombreiros. Eles fizeram isso. https://www.youtube.com/watch?v=oJ7xhXNNRo0 Eles foram proibidos de gritar ‘Puto’ quando o goleiro bate o tiro de meta, e responderam gritando ‘Master’, ‘Pepsi’, e outras concorrentes de patrocinadores da Copa. Eles não cantam ‘Eu sou mexicano, com muito orgulho, com muito amor’. Eles são a melhor torcida.

CRAQUE DA COPA | Messi
Desculpa, eu não vou conseguir votar em outro a não ser aquele que decide os jogos. A Argentina está 100% na Copa, graças a Messi. Ele não precisou dar show. Ele só precisou receber bem a bola algumas vezes para decidir as partidas. Eu queria muito votar em Robben ou em Jamie Rodriguez da Colômbia, mas não vou conseguir.

MAIOR DECEPÇÃO EQUIPE | Bélgica
“Fiquem de olho na Bélgica, eles têm uma ótima geração de jogadores”. Verdade! O que levanta a questão: O que acontece com esse time? Esse que ouviu gritos de ‘time sem vergonha’... de brasileiros! E que na última rodada fez as televisões preferirem passar Argélia x Rússia, ao invés de Bélgica x Coréia do Sul.

MAIOR DECEPÇÃO INDIVIDUAL | Cristiano Ronaldo
Mas poderia ser Di Maria, Diego Costa, Iniesta, Rooney e Aguero. Ok, o CR7 veio machucado. Ainda assim, esperava-se mais dele.

O PERSONAGEM | Luis Suárez
Acho que se Freud estivesse vivo, ele conseguiria explicar o funcionamento da cabeça de Luis Suárez. Como um jogador que pode levar sua seleção ao título, resolve morder outro sabendo que pode ser punido, afinal, já pegou 10 jogos na Inglaterra por caso semelhante. Provocação? (Não conta para ninguém que eu disse isso) Nenhuma agressão física é válida, mas se for para provocar, que seja de uma maneira mais ‘normal’ dentro do futebol.  

ARENA MAIS AZARADA | Arena da Baixada
Recebeu o pior jogo da Copa, um zero a zero desgraçado entre Irã e Nigéria, além de Honduras x Equador, que terminou 2x1 mesmo tendo Honduras em campo, Espanha x Austrália, que seria bom, não fosse o jogo entre duas equipes eliminadas, além de Argélia x Rússia, que até foi emocionante. Sente o drama: Argélia 1 x 1 Rússia foi o melhor jogo de Curitiba!

ARENA MAIS SORTUDA | Fonte Nova
Teve um dos melhores jogos da Copa, Espanha x Holanda, além da aula de futebol da Alemanha, sete gols em um jogo no França 5 x 2 Suíça e Bósnia 3 x 1 Irã. Em qualquer outra Arena, esse último jogo terminava 0x0, mas em Salvador não!

PIOR PROBLEMA | Segurança
De tudo o que alardeavam sobre os problemas do Brasil para sediar a Copa do Mundo, a segurança foi a que se saiu pior. Falhas permitiram invasão de torcedores, quebra do perímetro de segurança, pessoas sendo assaltadas próximas ao estádio, cambistas atuando livremente, rojões dentro do estádio e outras pequenas coisas. Vale dizer que, pelo menos, não teve vítimas fatais e em outros lugares não tem registro de grandes problemas.

PIOR JOGO DA COPA | Irã 0 x 0 Nigéria
Um jogo que termina sem gols, já é broxante. Um jogo sem gols e sem craques, mais ainda. Um 0x0, sem craques, sem jogadores de alto nível, em meio a uma grande variedade de bons jogos (como estava acontecendo antes dessa peleja) não tem como não ser o pior.

TIME SURPRESA | Colômbia (e Costa Rica)
Tudo bem, tem três vitórias em um grupo fraco, do qual é cabeça-de-chave. Ainda assim, é de se levar em consideração que quando Falcão Garcia foi cortado, falavam que a seleção sul-americana seria carta fora do baralho. Pelo que tem jogado Jamie Rodriguez, e pelo bom futebol apresentado pela Colômbia, não descarto esse time. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário