9 de fev. de 2015

NBB parece estar evoluindo

As notícias sobre o Novo Basquete Brasil (NBB) para essa temporada são de animar os fãs do esporte. Mostram o pensamento dos organizadores do torneio sobre a importância do marketing além do ordinário, que muitas outras categorias não levam em consideração.

Todos defendem a utilização do marketing no esporte para atrair consumidores. Sem dúvida, esporte de alto rendimento é um produto que precisa ser vendido, e todos utilizam a área. Mas o que eu quero dizer com marketing ordinário?

O que se vê no Brasil, feito pelos organizadores, é tentar arranjar patrocinadores. Só. Definição de marketing parece ser: tentar destacar a importância do torneio para empresas, de modo que esses divulguem suas marcas pelo esporte por meio da troca de dinheiro por exposição. Apenas.

Mas algumas pequenas atitudes podem significar o início de um trabalho, e gastando pouco. Leve-se em consideração que entrar na mente das pessoas leva tempo. É óbvio que é necessário dinheiro para aplicar marketing nos campeonatos, mas nem sempre precisa ser uma fortuna.

Pequenas e interessantes medidas
Duas medidas interessantes tomadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza a NBB: as quadras precisam ser adaptadas para receber o torneio e os jogos só acontecem de terça a sexta.

O primeiro pode parecer um detalhe, mas faz diferença. Olhar aquelas quadras (poliesportivas) com marcas de outros esportes, como futsal e vôlei, atrapalha o entendimento do jogo e a estética. Nunca se esqueça: televisão é imagem, é uma experiência visual. Exigir um modelo de todos faz com que o telespectador e torcedor se acostume.

Assista um jogo de 15 anos atrás da Major League Soccer (o torneio de futebol dos Estados Unidos). Em alguns jogos, a disputa era em um campo de futebol americano. Imagine ver o futebol sendo jogado com a marcação de jardas. Nada agradável.

Jogo do San Jose Earthquakes em 2001 (Reprodução/Youtube)
As empresas apostam em modelos em lojas, porque os campeonatos esportivos não podem fazer? Se você for a uma lanchonete da Subway em Nova York, São Paulo ou Manaus você verá o mesmo cenário (pequenas alterações de material). O mesmo vale para qualquer grande franquia mundial, que vá de alimentos a loja de equipamentos.

Sobre o calendário: jogos com datas e horários definidos ajudam o telespectador/torcedor/entusiasta a acompanhar a competição. Pergunto para você: jogos de futebol no Brasil são... E você mentalmente respondeu "Quarta e domingo", mesmo tendo jogos nas quintas e sábados. (Série A).

Poder falar "Hoje é dia de basquete! E os jogos são à noite!" é importante para a competição. No futebol americano, um dos programas mais assistidos é o Monday Night Football, uma certeza que segunda à noite tem jogo de futebol americano.

O importante é continuar evoluindo com pequenas ideias, para conseguir dinheiro de patrocínio e apostar em grandes ideias. Vamos em frente basquete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário