20 de fev. de 2013

O peso da camisa




Se me dessem R$ 200 para apostar no resultado do jogo Milan x Barcelona, eu provavelmente jogaria minhas fichas no time do Messi. Quer dizer, eu guardaria R$ 100, e aí assim apostaria o resto no Barcelona, mais seguro, o Milan joga em casa. Mas a vantagem estava claramente no lado espanhol.

Posição por posição? Barcelona. Melhor ataque? Messi. Melhor defesa? Barça de novo. Jogando como equipe? Resposta obvia. Talvez o Milan ganhe na comparação entre a estética das camisas. Esse ano o Barcelona apostou no conceito ‘Cabelo do Neymar’: vamos ver se mesmo feio eu ainda consigo atrair quem goste.

Ainda bem que ninguém me deu a missão de ‘investir’ dinheiro em uma aposta. Aliás, esse é o motivo de porque casa de apostas em futebol deveria ser proibido, e porque tanta gente precisa de esquemas com árbitros e jogadores para garantir o resultado.

Por quê? O Milan ganhou! Como o futebol é emocionante! E não me venha dizer que o Milan jogou como time pequeno, pois jogou como um time italiano, com esquema de marcação perfeito, mas sabe atacar. Lembre-se: foi 2x0. E o rubro-negro chegou perto do gol em outros dois lances no primeiro tempo. Lembre-se²: jogou sem principal atacante, Balotelli.

Sim, sim, sim... como eu disse, o Barcelona tinha tudo para ganhar, só perdia na comparação entre: camisas, e não só na estética, no peso. Camisa pesa. Principalmente em uma competição como a Liga dos Campeões. Vide Manchester City, Chelsea, Arsenal. Explicando.

Manchester City – Dois anos disputando a liga, com time milionário e campeão nacional, mas, nem da primeira fase conseguiu sair.
Chelsea – Ganhou o ano passado, mas depois de alguns anos morrendo na praia. Mesmo vencendo duas vezes o título nacional.
Arsenal – Não venceu o campeonato ainda, mesmo no ano que foi campeão invicto na Premier League.

Não quero nem começar a falar dos Shaktar da vida. Mas posso falar de outros campeonatos. Libertadores. O Corinthians só venceu depois de disputar três vezes seguidas a taça e o Boca Juniors já venceu mesmo com um time mais fraco que os brasileiros. Copa do Mundo. Dezenove edições e apenas oito campeões, isso porque Inglaterra e França só venceram em casa.

Tudo isso pode ser uma mística do futebol, mas Meu Deus como altera a balança. Não que a camisa sempre vença, mas Meu Deus como pode mudar o equilíbrio do jogo. Nesse caso, o Milan e seus 7 títulos da Liga, contra os 4 do Barcelona.

Sim, o Milan venceu por 2x0. Ainda não está classificado, e vai ter que suar ainda mais para segurar o Barça em casa, mas mostrou que com um time mediano (vai, concorda comigo, mediano) dá para vencer um time bem (bem) melhor, basta saber a camisa com que joga.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário