28 de nov. de 2014

JOGO DA RODADA | Bahia x Internacional


Até antes da última rodada, pelo menos seis times lutavam por vagas na Libertadores, e mais o Cruzeiro que, praticamente campeão, também faz parte da briga. São Paulo, quase garantido, Corinthians e Grêmio, jogaram e deixaram o Timão com mais chances, o Internacional, que venceu no último minuto, o Atlético-MG, que ainda não tinha vencida a Copa do Brasil, e o Fluminense, que estava praticamente fora, mas matematicamente com possibilidades.

Lá embaixo, a disputa pela vaga na Série B também era intensa e formada por mais times que do outro lado da tabela: Coritiba, que venceu o Palmeiras, que também faz parte dessa lista, Chapecoense, que venceu o Internacional por 5x0 e o Fluminense por 4x1 e ainda assim consegue brigar pelo rebaixamento, a dupla baiana Bahia e Vitória, o grande da vez Botafogo, Criciúma, já caído, e Figueirense, que se salvou na última rodada.

De um lado, os felizes. Do outro, os desesperados.

De 20 times, 14 disputaram uma vaga na Série B ou na Libertadores.

No total, por um bom tempo, eram pelo menos 14 times lutando por alguma de verdade. Seis pela América e oito pelo Brasileirinho. Outros cinco times disputaram “amistosos” por boa parte do campeonato.

O campeão: Cruzeiro.
Rumo à Libertadores: São Paulo, Corinthians, Grêmio, Atlético-MG, Internacional e Fluminense.
Na meiuca: Flamengo, Sport, Goias, Santos e Atlético-PR.
Os condenados: Coritiba, Palmeiras, Chapecoense, Vitória, Botafogo, Criciúma, Bahia e Figueirense.

Considerando que são dez jogos por rodada, as chances desses times lutando por alguma coisa - de verdade - se encontrarem eram altas. Por isso, toda rodada ficou dividida em: confronto direto ou cima-contra-baixo. Na rodada passada, por exemplo, o Coritiba venceu o Palmeiras, enquanto o Corinthians derrotou o Grêmio.

O Coritiba venceu o Palmeiras, e o Corinthians o Grêmio.

Em outra rodada, Fluminense enfrentou o Botafogo no Maracanã e São Paulo e Palmeiras duelaram no Morumbi.

A 37ª Rodada tem a assinatura “cima-contra-baixo” (Internacional x Palmeiras, Cruzeiro x Chapecoense, Bahia x Grêmio, Atlético-MG x Coritiba e São Paulo x Figueirense), com um “confronto direto” (Fluminense x Corinthians).

Entretanto, de sexta-feira, 21, até ontem, 26, depois da final da Copa do Brasil tudo mudou. O Cruzeiro foi campeão, o Atlético-MG venceu a Copa do Brasil, o São Paulo se garantiu na Libertadores, o Fluminense praticamente está fora do G4 e o Corinthians praticamente dentro.

Por isso, nesses muitos jogos que envolvem interessados de verdade no Campeonato Brasileiro, que foram destacados na lista acima, poucos entram realmente para disputar o tudo ou nada, exceto em dois jogos: Bahia x Grêmio e Internacional x Palmeiras.

A tendência de ser o Jogo da Rodada é do “confronto direto” dos postulantes ao G4, mas não é o caso de nenhum dos dois jogos.

Mas calma, eu tenho a solução! Levando em consideração que Internacional pode empatar e continuar no G4 e o Palmeiras pode pensar “bom, vencer o Inter no Beira-Rio é difícil, e estamos a um ponto do Vitória, que joga em Manaus contra o Flamengo... acho que o empate pode ser um bom negócio para nós também”, esse jogo pode ser menos dramático.

Diferente de um Bahia que, se realmente sonha em ficar na Série A, precisa vencer os próximos dois jogos, e de um Grêmio a quatro pontos do G4 com seis em disputa. Esse é o jogo da rodada: Bahia x Grêmio, domingo, 30, às 19h30, na Fonte Nova. 

26 de nov. de 2014

3 PONTOS | Times da NBA que vale a pena assistir

Existem dois tipos de fãs da NBA no Brasil: os que pagam o pay-per-view da liga, pelo NBA Game Time, a módicos R$ 50 (arredondando), e os que precisam aguardar ansiosamente quais serão as transmissões de ESPN e Space.

Vamos fingir que nesse mundo não existem sites piratas para assistir todos os jogos de graça.

Para o primeiro grupo: parabéns, vocês investem bem seu dinheiro. Para o segundo grupo: fique esperto, pois alguns jogos podem ser melhores do que vocês imaginam.

Em algumas partidas você pode ter certeza que você vai valer a pena investir seu tempo para assistir o melhor basquete do mundo. O Direto da Torcida mostra para você três times que vale a pena conferir os jogos, não importa o que aconteça ou quem enfrentem.

Para a escolha, têm-se os seguintes critérios: (1) Os jogadores. Os atletas em quadra fazem toda a diferença nesse ranking. (2) Chances de vencer. Se os jogadores são o principal motivo, é de se esperar que você queira que eles joguem bem. (3) O time. A razão para tirar Kobe Bryant dessa lista.

Sem mais delongas.


1 | Cleveland Cavaliers


A reposta é sim se sua pergunta foi: (a) Nessa lista? Mas o Cavaliers não está com 6V e 7D na temporada? (b) Nessa lista? Mas o Cavaliers não tem perdido todos os jogos importantes até agora? (c) Nessa lista? Mas o Cavaliers não é o time que todo mundo diz que está jogando mal? (d) Nessa lista? Cleveland? Sério?

Por favor, continue com esperanças. As coisas podem mudar. Não desista ainda. Acredite.

O que eu quero dizer com as frases de autoajuda acima é continue com esperanças que LeBron James pode ser o MVP da temporada, que Kevin Love pode estar na seleção da temporada e que Kyrie Irving será um dos melhores jogadores.

As coisas podem mudar quando você tem o melhor jogador de basquete do mundo. Não só isso, um atleta inteligente, que sabe vencer e já passou pela mesma situação no início no Miami Heat. No primeiro ano, eles começaram mal e terminam com o vice.

Não desista ainda e lembre-se que além do trio principal, o time tem Shaw Marion, campeão com o Dallas, Dion Waiters, bom arremessador, Tristan Thompson, tem jogado bem dentro do garrafão, e o nosso ANDY VAREJAO! É sempre bom ter um brasileiro. (Por favor não se machuqueeee!)

Acredite, o Cavaliers jogando excelente, muito bom, normal, ruim, ou péssimo, todo mundo vai falar deles. Então assista, pelo menos para estar por dentro.


2 | New Orleans Pelicans


Em duas palavras é possível definir por que é tão legal assistir um time que mal chega aos playoffs, precisou mudar de nome recentemente para tentar ganhar mais destaque e nunca teve um grande jogador: Anthony Davis.

Se você não o conhece, ele é aquele que todo mundo diz que será o futuro MVP-que-não-se-chama-LeBron-James-ou-Kevin-Durant, aquele que já bloqueou dois jogadores na mesma jogada, aquele que tem média de 26.3 pontos.

Quando você assiste jogos do LeBron James, Kevin Durant, Kobe Bryant, você já sabe o que esperar. Cada um tem sua característica e qualidades.

Agora, quando você assiste a jogos de Anthony Davis, existe uma expectativa de algo diferente, pois ele ainda está desenvolvendo o jogo dele. Esse é apenas o terceiro ano dele na liga! Anthony Davis te oferece bloqueios, arremessos e enterradas. Pode garantir.

Sem esquecer que ele tem um time ‘bonzinho’: Tyreke Evans, Ryan Anderson, Omer Asik, Eric Gordon e Jrue Holiday.


3 | Golden State Warrios


Pelos jogadores, Cleveland Cavaliers. Pelo jogador, Anthony Davis. Falta um time. O melhor time é o que está vencendo? Sim, mas vamos estender além de simplesmente escolher o primeiro lugar. Lembre-se: a lista não é sobre os melhores times, e sim os que valem a pena assistir.

Quem são os cinco melhores colocados na NBA no momento: Memphis Grizzlies, Toronto Raptors, Golden State Warriors, Portland Trailbrazers e Houston Rockets.

Vamos trabalhar com aquela ferramenta muito utilizada em provas de múltipla escolha, a exclusão. Analisando cada um, podemos chegar ao melhor. Cada time tem suas qualidades para estar em primeiro, mas características que não agradam aos olhos. (É importante dizer que não é chato assistir os outros, e sim que tem o melhor entre esses).

Memphis Grizzlies: É muito difícil ser um time interessante e atraente quando seus dois melhores jogadores atuam perto do garrafão. Embora Marc Gasol seja um jogador extraordinário, não consigo dizer que ele tem qualidade de MVP.

Houston Rockets: Falta algum detalhe nesse time que impede de estar nessa lista. Talvez o fato do pivô ser um dos melhores jogadores (nunca é um bom sinal para atrair público) ou esse mesmo pivô estar machucado constantemente.

Portland Trailblazers: Apesar de ser um grande time, muito divertido de assistir. Tem um grande jogador: sim, LeMarcus Aldridge. Tem um bom time: sim, Lillard, Batum e Matthews. Tem chances de vencer: não todos os jogos. Por isso, existe um time melhor para essa lista.

Toronto Raptors: Kyle Lowry e Demar DeRozan, parabéns. Vocês estão jogando muito bem e colocam o time do Canadá em primeiro lugar na Conferência Leste. Mas vocês não têm material para MVP.

Sobra o Golden State Warrios, que apesar de entrar na lista por esse método sacana (exclusão), está aqui por me-re-ci-men-to. Stephen Curry e Klay Thompson, parabéns vocês têm material para MVP. (Ok, para o Klay é forçar um pouco). Andrew Bogut, você tem boas qualidades para dominar o garrafão. Leandrinho, você é brasileiro, sempre ajuda quando é um brasileiro escolhendo.  

6 de nov. de 2014

JOGO DA RODADA | Grêmio x Internacional


Faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão, ou 18 pontos em disputa, qualquer erro pode significar adeus aos objetivos: seja título, Libertadores ou fuga do rebaixamento. Talvez para o título seja necessário mais de um erro do Cruzeiro, e muitos acertos do São Paulo.

Mas logo abaixo desses dois estão cinco times disputando três vagas na Libertadores. Calma, não fiz a conta errada. Primeiro, considero Cruzeiro e São Paulo garantidos. Segundo, a Copa do Brasil terá um campeão que, provavelmente, transformará o G4 em G5.

Sendo Cruzeiro, o Brasileirão ganha mais uma vaga. Sendo o Atlético-MG, ele pode terminar em terceiro ou quarto, que o quinto estará classificado. Abaixo disso, ficaremos com o G4 mesmo, ou duas vagas para quatro times.

Mas vamos trabalhar com a possibilidade de cinco times para três vagas. Os cinco times: Corinthians, Fluminense, Internacional, Grêmio e Atlético-MG. Todos com 54 pontos, menos o colorado que tem 56.

Perder nessa rodada, e ver outros venceram pode fazer a diferença aumentar três pontos. Para bons times, tirar isso em cinco rodadas será difícil, mesmo com a instabilidade desses.

Veja o Corinthians, por exemplo. Perdeu duas vezes para o Figueirense, uma para o Botafogo, e empatou com Criciúma, Bahia, Chapecoense, Palmeiras, Vitória... alguns jogos em casa.

Ainda assim, lá está o Corinthians com os mesmos 54 pontos dos concorrentes. Mesmo se levar em consideração que todos tropeçaram contra os fracos, ninguém ficou conhecido como Robin Hood do Brasileirão. Só o Corinthians.

O mesmo time dos tropeços citados acima é o time que venceu o Cruzeiro e o Internacional duas vezes, e São Paulo e Atlético-MG uma e empatou com o Fluminense no Maracanã. Vencer confrontos diretos significa pontuar e ver seus adversários caírem.

Por isso o Jogo da Rodada é o Grenal. O Internacional pode consolidar a terceira posição, ou até chegar ao segundo lugar, e ainda complicar o Grêmio. Já o tricolor pode continuar a briga pela Libertadores e ultrapassar o colorado.

Nunca duvide da vontade de um time prejudicar seu rival em campo. Todo ano vemos aqueles gritos de “entrega” em reta final de campeonato quando um Coritiba tenta algo, e o Atlético-PR não, ou o contrário. Ou um Atlético-MG x Raposa, ou um Remo x Paysandu, ou um São Paulo e Corinthians.

Um Grenal, sem dúvida, excelente nesse domingo.